Cerimônias Especiais Rosacruzes

Calendário Anual Permanente

Ritual Pitagórico – Fevereiro

Era realizado na na primeira Convocação Ritualística de fevereiro. Hoje a qualquer tempo, sem divulgação prévia. Nesse Ritual rende-se homenagem ao místico e filósofo Pitágoras. Ele foi um dos Mestres que muito contribuíram para o Rosacrucianismo.

Ano Novo Rosacruz -Março

Dia 21, a Convocação Ritualística mais próxima do Equinócio. Esta Cerimônia compõe-se de dois Rituais, que se sucedem imediatamente. O primeiro é relativo à celebração do Ano Novo R+C, o segundo instala os novos Oficiais do Organismo Afiliado.

Cerimônia Anual da Columba – Maio

Na primeira Convocação do mês de maio. Os Rosacruzes têm por costume celebrar a Festa da Columba, a fim de prestar homenagem a todas as jovens que aceitaram servir à Ordem nesta tão nobre função. Somente em Lojas e Capítulos.

Cerimônia de Ação de Graças – Julho

Na segunda Convocação de julho. Nessa Convocação celebramos uma Ação de Graças à união de nossa Alma aos quatro Princípios- (elementos: ar, água, fogo e terra) que fazem de cada um de nós um ser vivo, animado pela Essência da Grande Alma Universal. Somente em Lojas e Capítulos.

Meditação pela Paz Junho – 4º Domingo de junho

Cerimônia aberta. A paz é um reflexo da harmonia da nossa consciência com a beleza da realização Divina. Sejamos sensíveis ao aspecto harmônico do nosso mundo. Deixemos Deus se irradiar através do nosso comportamento e encontraremos a paz.

Dia Comemorativo de H. Spencer Lewis – Agosto

Dia 02, na Convocação Ritualística mais próxima. Homenagem ao nosso primeiro Imperator do atual ciclo. Graças a seus esforços, os princípios e os ensinamentos Rosacruzes foram introduzidos e estabelecidos em vários países. Realiza-se também um Fórum Rosacruz para tratar da expansão do Rosacrucianismo.

Cerimônia “In Memoriam” – Setembro

Na data mais próxima possível do equinócio da primavera no hemisfério Sul. Atividade aberta a não-membros, realizada em conjunto com a Ordem Guias do Graal, Membros de Pronaos, Amigos da AMORC e convidados. É comemorada a construção da Grande Pirâmide do Egito, considerada pelos rosacruzes como um Templo consagrado às Iniciações praticadas nas antigas Escolas de Mistérios

Dia da Ordem Guias do Graal – Outubro

A Ordem Guias do Graal também tem sua data comemorativa, celebrada no dia 27 de outubro. Você pode estar se perguntado neste momento: por que 27 de outubro? O que esta data nos relembra? Como um fato ocorrido neste dia tem a ver com os ideais defendidos e vivenciados pelos membros da OGG?

Festa da Luz – Dezembro

Na Convocação mais próxima da mudança da estação, no Brasil, da Primavera para Verão. Este Ritual remonta às Escolas de Mistérios da Antiguidade. A Luz sempre foi associada à Divindade, simbolizando o Conhecimento e o Bem. Deve ser realizada em Lojas, Capítulos e Pronaoi.